7 alimentos ricos em fósforo (muito comum e saudável)

Entre os alimentos com mais fósforo estão cereais e peixe, como sardinha e salmão. São alimentos importantes que você deve incluir na sua dieta de 21 dias.

dieta de 21 dias

Alimentos para dieta de 21 dias

O fósforo é um dos chamados macro-minerais porque é altamente necessário na nutrição humana. Devido à sua importância, recomenda-se a ingestão diária, geralmente em doses de 100 miligramas por dia ou mais deste mineral.

A deficiência de fósforo é rara e está relacionada apenas a casos graves de fome. No entanto, devemos saber quais são as principais fontes deste mineral essencial.

Neste artigo vamos ver quais são os 7 alimentos mais comuns ricos em fósforo com os quais podemos obter uma dieta variada, saudável e equilibrada.

O que é fósforo?

O fósforo é um nutriente essencial para a nutrição humana e o segundo mineral mais abundante no corpo. Ele intervém em aspectos importantes como a estrutura das células, a mineralização óssea e o fortalecimento de ossos e dentes, a produção correta de leite materno e a distribuição de energia, entre outras funções.

Para manter uma dieta dos pontos saudável em relação à contribuição do fósforo , recomenda-se uma ingestão diária de cerca de 700 miligramas de fósforo em adultos saudáveis.

No caso de mulheres grávidas e lactantes, a dose recomendada de fósforo aumenta para 1250 miligramas de fósforo por dia.

Uma ingestão deficiente de fósforo pode causar problemas de saúde verdadeiramente notáveis, como a osteoporose (com um risco aumentado de sofrer em mulheres), distúrbios sangüíneos, renais e musculares.

7 alimentos ricos em fósforo
O fósforo é um dos minerais mais freqüentes de todos; Este nutriente é encontrado na maioria dos alimentos, pois é um componente essencial da vida.

Abaixo detalhamos os principais alimentos ricos em fósforo que podemos encontrar no nosso dia a dia.

1. Salmão
A maioria das carnes e peixes são alimentos ricos em fósforo que podemos incluir em nossa dieta para enriquecê-lo e que geralmente são fáceis de obter.

O salmão é um excelente alimento, tanto pela sua contribuição de minerais e gorduras, especialmente ômega-3, necessários para o bom funcionamento do corpo. Em aproximadamente 80 gramas de salmão, encontramos mais de 300 miligramas de fósforo.

2. Carne
Existe uma grande variedade de carnes que podemos usar como fonte de fósforo na dieta. Carnes brancas como peru ou frango são as que mais contribuem para o fósforo , com aproximadamente 200 miligramas do mineral para cada 80 gramas de alimento.

Carnes vermelhas, como carne bovina ou bovina, contêm 179 miligramas por 80 gramas. Por sua contribuição nutricional e sua variedade de elementos necessários para a saúde, as carnes são alguns dos alimentos mais representativos ricos em fósforo que existem.

3. Lacticínios

O iogurte é o produto derivado do leite que contém mais fósforo , com até 306 miligramas por 80 gramas. A vaca leiteira desnatada, por sua vez, tem uma contribuição de 247 miligramas de fósforo na mesma quantidade.

4. Sardinhas
As sardinhas também são um alimento muito rico em fósforo e em uma grande quantidade de nutrientes, bem como em gorduras necessárias para o organismo, como o ômega-3. 100 gramas de sardinha podem conter até 300 miligramas de fósforo.

5. Nozes
Existe uma grande variedade de nozes que podemos adicionar à nossa dieta como alimentos ricos em fósforo.

Amêndoas contêm até 130 miligramas por 30 gramas; os amendoins fornecem ao organismo 108 miligramas de fósforo por 30 gramas e as sementes de girassol contêm mais de 1000 miligramas desse mineral por 100 gramas.

6. Cereais
Cereais são alimentos ricos em fósforo de origem não animal por excelência . Além de sua grande contribuição no fósforo, os cereais são alimentos muito necessários na dieta devido à sua contribuição nutricional completa, especialmente grãos integrais.

Para cada 100 gramas de grãos integrais, podemos contribuir com até 950 miligramas de fósforo para o nosso organismo.

7. Ovos
Os ovos são alimentos que aparecem sempre nas listas de alimentos com contribuição nutricional. Embora não seja bom abusar do seu consumo, os ovos fornecem quase todos os grupos de nutrientes necessários para o organismo – mas também gorduras que não são muito recomendáveis.

Em 100 gramas de ovos podemos contribuir com 210 miligramas de fósforo para o nosso corpo, e apenas na gema de ovo há 590 miligramas de fósforo por 100 gramas.

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